Pojeto Europeu

FIDESC4 "Fire Design of Steel Members with Welded or Hot-rolled Class 4 Cross-section"


A Parte 1.2 do Eurocódigo 3 preconiza, para elementos com secção transversal de Classe 4, a utilização da temperatura crítica, por defeito, de 350 ºC, se nenhum cálculo for efetuado para a sua determinação tendo em conta os esforços efetivamente instalados. Esta temperatura crítica pode ser demasiado conservadora pelo que é recomendável que se faça o seu cálculo de acordo com o Anexo E do mesmo Eurocódigo, segundo o qual a área da secção transversal efetiva e os módulos de flexão efetivos devem ser determinados em conformidade com a Parte 1.5 do Eurocódigo 3, ou seja, com base nas propriedades dos materiais a 20 ºC.

No âmbito do projeto Europeu FIDESC4 foi desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro o software de cálculo automático FIDESC4. Este programa permite realizar o cálculo da temperatura crítica e a resistência de secções transversais e de elementos estruturais metálicos em situação de incêndio, de acordo com os métodos de cálculo simplificados da       Parte 1.2 do Eurocódigo 3. Relativamente às secções transversais de Classe 4, o programa foi desenvolvido de acordo com a Parte 1.5 do Eurocódigo 3 incorporando também as metodologias desenvolvidas no projeto FIDESC4.

Este programa de cálculo automático, foi desenvolvido em VB.NET (VisualBasic.NET) e é compatível com o sistema operativo Windows.

Conteúdo a descarregar:

- Relatório final do projeto publicado pela Comissão Europeia

- Artigo "FIDESC4 - Um programa de cálculo para verificação da resistência ao fogo de elementos em aço com secão transversal de Classe 4"

- Software FIDESC4